Tipos de Papel de Parede Convencional que Existem

Tipos de Papel de Parede Convencional que Existem

Arrasando nas decorações os papéis de parede contam com diferenças que vão além dos desenhos e gramaturas. Existe no mercado uma variedade de materiais e tipos de fabricação que garantem ao lojista uma vasta gama de produtos para se trabalhar.


Mas no que implicam essas diferenças? Será que posso vender todo papel da mesma forma?

Foi pensando nessas dúvidas que a Império Distribuidor e Importador de Papel de Parede reuniu nesse blog, a descrição dos tipos de papel de parede para auxiliar o lojista a entender mais sobre eles.

Dentro da gama de fabricação,os papéis se dividem basicamente entre os simples (vinilizados) e os laváveis(vinílicos), sendo que essa segunda categoria possui outras subcategorias como Non Woven, TNT, PVC, Vinil tradicional ou Matéria Natural.


Vinilizado

O papel de parede vinilizado, ou simples, é a base de celulose sem nenhuma camada adicional ou mistura, tendo apenas a camada de tinta própria para o papel de parede em sua composição. Por ser um papel mais simples ele é mais leve e frágil, por isso só pode ser limpo com um pano seco. Como não possui uma gramatura espessa, necessita de paciência e habilidade de quem está colocando-o, para que a aplicação fique perfeita.


Vinílico

Papel de parede vinílico, ou lavável, é a categoria de papéis mais encontrada no mercado.
Tem como característica principal uma camada protetora, que é feita de material plástico  resistente (vinil), que é adicionado posteriormente a fabricação.
Cada papel tem uma grossura diferente, depende do modelo, porém todos garantem melhor facilidade de limpeza do mesmo, podendo utilizar pano úmido sem danificar o papel. Algumas disposições dos fabricantes indicam, em certos casos,a utilizar sabão neutro friccionando o pano limpo ou a espoja macia, levemente sobre o papel. Apesar de sua resistência, vale ressaltar que produtos químicos de qualquer tipo podem danificar o papel. Que por maior tecnologia que tenha em sua fabricação é ainda um papel de parede. Não se deve jogar água com balde ou mangueira no mesmo, pois estará diminuindo a vida útil ou danificando-o.


Non-Woven

Dentro da categoria dos vinílicos, existem os papéis Non Woven, que possuem em sua camada protetora uma fabricação mais ecológica efetuando uma mistura entre celulose e material plástico- que é um dos itens que demoram mais para se decompor na natureza.

Essa trama garante uma grande resistência ao papel de parede, e mesmo tornando o produto um pouco mais caro, o papel de parede Non-Woven está em alta por conta dos efeitos que causa aos papéis de parede, encantando muitos consumidores. Nessa linha de papéis, uma diferença a ser atentada na venda, é que a cola deve ser passada na parede para melhor adesão e muitas marcas solicitam a aplicação na parede e no papel. Sua limpeza é feita como todos os vinílicos acima descritos.


T.N.T.

Outra subcategoria dos vinílicos, são os papéis TNT (Tecido Não Tecido). Esses papéis possuem uma camada protetora moldada a partir de uma trama feita de material plástico em fios, que imita um tecido e mais uma camada de celulose. Também garantem tanto os efeitos lisos, quanto texturas em seu produto final e geralmente são papéis leves, apesar de muito resistentes. Sua colocação é convencional, no caso precisa passar cola no papel, e a limpeza também pode ser feita com pano úmido.  


PVC Expandido

O papel de parede em PVC expandido geralmente são emborrachados e possuem um relevo expandido, ou seja, ao toca-lo você sente uma saliência maior do que a textura de costume dos outros tipos de papel de parede. Nessa subcategoria, a maior diferença a se atentar é a limpeza, pois apesar de um produto emborrachado, ele possui uma porosidade característica do tipo de relevo e por isso, limpa-lo com pano úmido pode manchar ou até encardir o material. Só é liberado passar um pano seco para retirar o pó que eventualmente tenha. Outra característica bem marcante é que por ser um papel grosso e emborrachado, muitos modelos não possuem encaixe exato aumentando a aparência das emendas.


Independente do material de fabricação, o que é garantido é que o resultado da aplicação do papel de parede em um ambiente revigora e valoriza a decoração de qualquer moradia ou estabelecimento comercial. E é uma ótima opção para quem quer mudar um ambiente sem sujeira.

Sendo assim, quanto mais você lojista souber sobre os papéis de parede que você vende, e saber auxiliar corretamente seu cliente, mais consumidores satisfeitos você terá!

Pois uma venda de qualidade, gera muito mais indicações para você!


Deixe um Comentário

Indique: Tipos de Papel de Parede Convencional que Existem

Obs: HTML não é traduzido!

TOPO